Norberto da Rocha Keppe descobriu que os elementos naturais da estrutura psÃquica dos humanos são o sentimento de amor, que ele coloca como o único verdadeiro sentimento, e a razão, que é a verdadeira inteligência. Unidos, eles formam um vetor de energia psÃquica e fÃsica, na vida social e pessoal dos indivÃduos. A saúde psicofÃsica é resultado dessa energia processada na nossa vida psÃquica.
As emoções negativas, de acordo com Keppe, são uma vibração interior* em desarmonia com as vibrações do amor. Elas dificultam o próprio conhecimento e levam a um desarranjo psiconeuroimunológico. O medo, a raiva, a ansiedade, seriam exemplos de emoções que dificultam ou impedem a harmonia interior da consciência, levando a um raciocÃnio patológico, a ações destrutivas, à s enfermidades fÃsicas, psÃquicas e sociais.
Da mesma forma, a inteligência usada desligada do amor (da ética) levará à intelectualização, à fantasia, às ideias fora da realidade, da justiça, às mentiras e aos sistemas de pensamento teóricos e destrutivos: por exemplo, aos sistemas econômicos que visam só o lucro, mesmo que isto signifique a destruição do planeta com a concomitante extinção da humanidade.
O verdadeiro pensamento é aquele que vai lado a lado com a ética (amor). Razão é sinônimo de amor e não o seu oposto. Do mesmo modo, o amor deve ter todo o apoio da razão em suas necessidades, para ser verdadeiro e bem-sucedido.
Podemos concluir, de acordo com as descobertas de Keppe, que o indivÃduo bem-sucedido em suas realizações é aquele que procura unir o amor à razão, sempre checando suas ações sob estes dois crivos. O que quero fazer, minha razão aprova? Ou o que estou pensando está de acordo com os sentimentos de afeto e bondade? Se o resultado for negativo, é sinal que o que fizer será destrutivo. E se a resposta for afirmativa, é sinal que o que eu fizer terá grande chance de dar certo.
*Vibração Interna: é a intensidade de oscilação das duas componentes de atração e repulsão em torno do centro neutro da energia essencial que forma um determinado ser, porém, determinada pelo estado psÃquico do mesmo. Um ser pode ter vibração essencial humana, porém rebaixá-la pela patologia e, assim, ter sua vibração interna rebaixada em relação à sua vibração substancial, originalmente recebida do Criador.
Fontes: PACHECO, Cláudia Bernhardt de Souza. De Olho na Saúde. São Paulo: Editora Proton, 2020.
PACHECO, Cláudia Bernhardt de Souza. Nova FÃsica e Psicanálise - A Energia da Consciência. São Paulo: Editora Proton, 2019.
Reflexão:
Você percebe que amar nos energiza e proporciona o bom funcionamento do nosso organismo?
Comente abaixo.