top of page

CATEGORIES

Nikola Tesla

Writer's picture: Luiz Anderson TakeshitaLuiz Anderson Takeshita

Nikola Tesla (1856-1943) nasceu em plena tempestade de trovões em Smiljan (Império Austro Húngaro), na atual Croácia. Seu pai, Milutin Tesla (1819-1879), era um sacerdote ortodoxo e sua mãe, Đuka Tesla (née Mandić; 1822-1892) era de uma família de inventores. Milutin queria que Nikola seguisse seus passos, mas quando ele tinha 17 anos, contraiu uma doença grave que quase o levou à morte e seu pai prometeu que, se ele sobrevivesse, poderia cursar engenharia.


Nikola Tesla

Ele sobreviveu e cursou engenharia elétrica no Instituito Politécnico de Graz em 1873 na Áustria. Em 1881, mudou-se para Budapeste na Hungria para trabalhar como engenheiro eletricista em uma companhia telefônica. Em 1882, começou a trabalhar em Paris na Continental Edison Company e no mesmo ano descobriu a Corrente Alternada. Em 1884, foi convidado para trabalhar na firma de Thomas Edison (1847-1931) em Nova Iorque.


Tesla recebeu vários prêmios na sua carreira, foi um grande inventor no ramo da eletrônica e da radioeletricidade, deixando aproximadamente 700 invenções e 40 patentes. Duas das descobertas que ele nos deixou de suma importância foram a Corrente Alternada (1882) e a Torre de Tesla (1901-1917).


Durante anos, Nikola Tesla morou no hotel Waldorf Astoria em Nova Iorque e depois se mudou para New Yorker Hotel na mesma cidade, onde faleceu aos 86 anos, esquecido, sozinho e pobre. Tesla nunca se casou e não teve filhos.


A Corrente Alternada é um tipo de corrente de energia que funciona na transmissão de longa distância e de alta tensão (voltagem) que é usado até os dias de hoje. Podemos citar alguns exemplos práticos como: transmissão de luz elétrica, ventiladores, aspirador de pó, liquidificador e inversor solar (usado geralmente na energia solar fotovoltaica).


Torre de Tesla

A Torre de Tesla foi uma antena de telecomunicações que ele projetou com transmissão de telefonia comercial transatlântica para demonstrar a rede sem fio que captava a energia gratuita da ionosfera (camada atmosférica da Terra localizada de 60 km a 1000 km de altitude e responsável pela transmissão de ondas de rádio naquela época). Esta energia era retransmitida através de um fio-terra, que distribuía ao ar livre para o planeta todo, ou seja, como se fosse uma rede sem fio. No final das contas, o projeto não foi para frente por problemas econômicos. Mas, podemos citar invenções que usam esse princípio da tecnologia de transmissão de energia sem fio até os dia de hoje, como o controle remoto e o rádio (inventados por Tesla), a rede sem fio e o celular móvel (já imaginados por ele naquela época).


“Em todo o espaço há energia... é (só) uma questão de tempo até que os homens tenham êxito em associar seus mecanismos ao aproveitamento desta energia.”

Nikola Tesla (1856-1943) inventor, engenheiro mecânico e eletrotécnico, Medalha Elliott Cresson, Medalha Edison IEEE, Medalha John Scott e National Inventors Hall of Fame.


Fotos: Wikimedia Commons



Reflexão:

Nikola Tesla foi um grande inventor para a humanidade. Ele descobriu a Corrente Alternada que é utilizada em diversos equipamentos até hoje e a Rede sem Fio, tecnologia de telecomunicações e de acesso à Internet, entre outras descobertas incríveis. Apesar de tudo isso, ele foi totalmente injustiçado por causa da censura e da alienação da sociedade daquela época.

Como podemos resgatar e aplicar o que ele nos deixou de bom?

Comente abaixo.

55 views0 comments
bottom of page